Total de visualizações

!!

!!

Em Ipu, autor do Documentário Campos de Concentração do Ceará, complementa seu trabalho e fica encantado com a cidade e seu povo

Professor Raimundo Alves e o documentarista Valdecy Alves no local onde foi o Campo de Concentração do Ipu.
O advogado, poeta ativista, jornalista e documentarista Dr. Valdecy Alves, esteve em Ipu nesta última sexta-feira (15/06), para complementar o seu Documentário Campos de Concentração do Ceará no ano de 32.

Ciceroneado pelo historiador Professor Raimundo Alves e o ambientalista e também ativista de Ipu Petinha Lira, Dr. Valdecy visitou o local (Espraiado) onde funcionou o Campo de Concentração do nosso município e através de testemunhos fez um valioso apanhado desse período sombrio, que também teve o Ipu como cenário.

A noite aconteceu na Casa Osvaldo Araújo, um debate sobre o Campo de Concentração do Ipu, com a participação de personalidades expressivas de nossa cidade, como o legendário médico Dr. Thomaz Corrêa. Dr. Valdecy apresentou para o público seleto que contou com cidadãos de Guaraciaba do Norte e Ipueiras, na sua maioria também historiadores, vídeos dos Campos de Concentração do estado do Ceará.

Dr. Valdecy deixa com a AILCA 20 páginas de jornais da época, mapas, pedaços de monografia; material que faz parte de mais de 1 ano seu de pesquisas sobre o Campo de Concentração do Ipu, que ele considera com muitas particularidades. O Campo do Ipu que teve que ceder cerca de 1500 flagelados para lutarem na guerra civil em São Paulo.

Professor Raimundo e o autor Valdecy Alves.
A nossa reportagem entrevistou o autor do Documentário que tem como finalidade o resgate social, histórico, cultural; o poeta ativista, documentarista, advogado Dr. Valdecy Alves: