Total de visualizações

!!

!!

Guarda civil é afastado por usar spray de pimenta contra artista e romeiros em Juazeiro do Norte

Agentes discutiam com artista a sua retirada do local, aproximando muitos curiosos. (Foto: Reprodução)
Juazeiro do Norte. A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania informou, nesta quinta-feira (13), que um agente da Guarda Civil Municipal foi afastado de suas funções depois de usar spray de pimenta contra um artista de rua e romeiros. O episódio aconteceu na noite de ontem (12), na Praça Padre Cícero.

O homem atuava como “estátua humana” na praça quando foi abordado por três guardas civis, que tentaram retirá-lo do local. Segundo testemunhas, os agentes argumentavam que a legislação  municipal não permite esse tipo de atuação. No entanto, o artista não concordou, pois, segundo ele, sua atividade era legítima no âmbito federal.

Neste momento, alguns romeiros que frequentavam o equipamento público se aproximaram para acompanhar a ação. Muitos deles, manifestavam apoio à continuidade da atividade do artista. 

Minutos depois, um agente utilizou o spray de pimenta, dispersando o grupo. Em vídeo que circulou nas redes sociais, uma visitante afirma que o gás atingiu crianças. “É assim que Juazeiro recebe o romeiro?”, protestou.

Em nota, a Prefeitura de Juazeiro do Norte informou que o afastamento do servidor foi uma medida cautelar. A Corregedoria da Guarda Municipal abriu sindicância para apurar as devidas responsabilidades. “A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania não acata, no âmbito da Corporação, esse tipo de procedimento equivocado, uma vez que o objetivo da pasta é promover a cidadania e o bem-estar social”, disse.

Depois de oito meses de reforma, a Praça Padre Cícero foi reaberta para circulação de pessoas no último sábado (8). No entanto, em acordo com os comerciantes, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos determinou que não haverá mais comércio ambulante sobre o equipamento. Os permissionários dividirão as laterais da praça com trailers para não congestionar o local.



Fonte: Diário do Nordeste