Total de visualizações

!!

!!

Entrevista exclusiva: A história de ipuense vítima da ditadura; perseguido, preso e torturado!

Extraordinários intelectuais de Ipu: Professor Melo e Florival Vale.
A nossa reportagem entrevistou com exclusividade nesta segunda-feira (03/12) ipuense vítima da ditadura; perseguido, preso, torturado, ao sobreviver e ser libertado, volta triunfante a sua cidade Ipu-CE.   

Florival Vale, homem de vasta cultura, compositor, é um sobrevivente das mãos criminosas, assassinas da ditadura no Brasil. Florival que juntamente com outras pessoas que não se curvavam totalmente aos caprichos do regime, faziam parte de um grupo de insurgentes. E estes recebiam informações de folhetins que também não aceitavam a censura, e traziam em suas páginas notícias verdadeiras, sem maquiagem, e obviamente com  críticas aos governantes; políticos da época. 

Na década de 70 Florival Vale, foi capturado pelos soldados da ditadura em Ipu e levado para a cidade vizinha de Reriutaba, onde passou 7 dias incomunicável, sem contato com a família e ou amigos, sem que ninguém soubesse do paradeiro do mesmo, nesse período sendo torturado para que delatasse os outros companheiros de luta. O vigário Padre Morais foi importante para a libertação do Florival, e comunicou vários ipuenses, sobre a liberdade do mesmo, que providenciaram uma carreata de Reriutaba a Ipu, comemorando a liberdade do grande Florival Vale.

Confira na sonora abaixo a entrevista na íntegra, com a colaboração luxuosa do arquivo vivo da história de Ipu Professor Francisco Melo: