A nossa reportagem entrevistou um conhecidíssimo cidadão de Ipu; ambientalista; funcionário público federal da área de saúde, prestes a se aposentar, se descobre em uma nova profissão. Se transformou num excepcional artesão.
Seu artesanato que tem como matéria prima a madeira, são verdadeiras obras de arte, a função é conhecida como marcheteiro ou simplesmente marceneiro. Petinha Lira é nosso personagem da entrevista. Próximo de se aposentar, Petinha resolveu buscar uma nova atividade, por medo de ficar ocioso e a mercê de uma temível depressão. O mesmo não sabia que se encaixaria tão rápido na nova função e que seus trabalhos saíssem com tanta qualidade.
A Marcenaria Dona Maria Maria (Maria, nome de sua mãe), está localizada próximo a Ponte do Sítio Macaco e a passagem de nível, às margens da CE-187; rodovia que liga Ipu a Ipueiras. Petinha fabrica taboas de churrasco, adegas, cabideiro, bandejas e outros objetos que podem ser utilizados como presentes super especiais. Petinha respondeu sobre a questão de ser um ambientalista e se utilizar de madeira para a fabricação dos seus objetos, se não há um contrassenso nisso. Petinha enfatizou que usa da sustentabilidade, e se fôssemos levar pelo lado radical da coisa, deixaríamos de comer, beber, vestir e andar de transporte, porque tudo vem da natureza. Aproveitar os recursos que a natureza nos dar de maneira responsável para que as futuras gerações também usufruam, assim argumentou o agora marcheteiro Petinha Lira.
Ouça na sonora abaixo a entrevista na íntegra: