Total de visualizações

!!

!!

Santa Quitéria terá testagem em massa para Covid-19 com 6 mil testes


O secretário de saúde Diego Timbó, anunciou nesta quarta-feira (09), em entrevista a rádio Somzoom Sat, que o município de Santa Quitéria ganhará uma testagem em massa nos próximos dias para ser avaliado o estado de saúde dos quiterienses, em relação ao coronavírus.

A licitação, divulgada no site da Prefeitura, menciona 6 mil testes rápidos a serem feitos por meio de drive thru, no entanto, segundo o gestor, não há obrigatoriedade em fazer toda esta quantidade. "Nós vamos fazer dentro de uma média para que possa fazer em todo o município e assim, a gente entregar uma real situação da Covid", afirmou. Uma empresa será licitada amanhã para gerenciar e organizar.

Alerta
Na semana passada, a Secretaria de Saúde do Estado revelou que o município aparece com nível de alerta alto para a doença, com o aumento de casos diários. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Glícia Viana confirmou a situação, que mostra o "vírus continuando", mesmo que sem casos graves. "Algumas coisas estão acontecendo de forma desnecessária. Pessoas estão saindo sem máscara e esses números vem para nos mostrar que a pandemia continua", destacou, ao pedir os cuidados e cautela dos quiterienses.

Prestação de contas
Perguntado pelo radialista Wanderley Moisés sobre as receitas e despesas restritas ao Covid-19, Diego disse que buscou priorizar aos servidores e estruturação das unidades de saúde. Conforme consulta ao Portal da Transparência, Santa Quitéria recebeu pouco mais de R$ 7,1 milhões para o enfrentamento, tendo pago em despesas aproximadamente R$ 2,1 mi.

Sobre o processo de transição na pasta - o qual ele citou ainda não ter iniciado oficialmente -, garantiu a oferta de todos os serviços até 31 de dezembro, incluindo o Hospital e que pretende entregar uma secretaria organizada, com o sentimento de dever cumprido. Por mim, Timbó ressaltou que torce para que a próxima administração continue o trabalho feito. 
 
 
 
Fonte: A Voz de Santa Quitéria