Total de visualizações

!!

!!

Entrevista: Mulher mais idosa de Pires Ferreira completa 106 anos com lucidez e muita experiência de vida

Maria Francisca de Assis (Maria Chica).


Antes de homenagear quem já morreu, aprenda a valorizar quem ainda está vivo…”, pois, quem deseja homenagear alguém, ou falar palavras de elogios, faça-o em vida, porque depois da morte, nada dessa vida terrena tem o mesmo valor”

Está completando nesta quarta-feira, dia 20 de outubro de 2021, 106 anos de vida, lucidez e muita experiência, o maior patrimônio cultural, vivo da cidade de Pires Ferreira – Maria Francisca de Assis, carinhosamente evocada pelos amigos e conhecidos, como “Maria Chica”.

Nada como uma justa homenagem a essa guerreira, que com 106 anos de vida, detém uma memória invejável; uma vitalidade excepcional para uma pessoa de sua idade. Maria Chica é considerada, uma das anciãs, ou quem sabe a mais antiga do Estado do Ceará, gozando de muita saúde, vigor, e ainda exercendo algumas atividades domésticas, como: costurar, lavar uma louça, varrer o quintal, e até quando os filhos deixam, preparar uma comida. Sem falar que ela ainda exerce um ofício ainda muito solicitado na cultura popular brasileira, o de rezadeira. Tais práticas orais de cura pela o poder da reza, segundo alguns estudiosos, contribui para a preservação do patrimônio cultural, da nossa história e memória; eis o motivo da Maria Chica ser um patrimônio cultural, vivo de Pires Ferreira, que ingenuamente, poucos se dão conta desse valor.

Maria Chica nasceu no dia 20/10/1915 no então povoado de Mucambo, atual Pires Ferreira. Eram seus pais: Francisca Maria de Assis e João Sabino. Ainda muito jovem casou-se com o agricultor Francisco Menez da Silva, com quem teve uma prole de dez filhos. Maria Chica criou dez filhos e dezesseis netos, e, fora os seus descendentes, também foi mãe de leite de alguns piresferreirenses.

Esse é só um pouquinho da grande história dessa protagonista de vasta experiência, exemplo de vida e sabedoria, dessa grande mulher que merece todo nosso carinho, respeito e gratidão!   

Texto: Escritor; funcionário público federal Iran Coelho  

Com a colaboração preciosa do Iran Coelho a nossa reportagem entrevistou a ilustre aniversariante Dona Maria Chica. Ouça na sonora abaixo: