Uma cobra da espécie jiboia foi capturada na região serrana de Ipu, nesta sexta-feira (08/04).
O réptil surgiu próximo a moradias na localidade Sítio Sítio, região das Quebradas da Serrana do Ipu e foi capturada por populares e posteriormente devolvida a natureza.
Jiboia é uma serpente pertencente à família Boidae, e dentre as suas características, destacam-se o fato de matar suas presas por constrição e o de não ser venenosa. Boidae é uma família de serpentes não peçonhentas encontradas nas Américas, na África, na Europa, na Ásia e em algumas Ilhas do Oceano Pacífico. Serpentes relativamente primitivas, os adultos têm tamanho médio a grande, sendo que as fêmeas geralmente são maiores que os machos. Duas subfamílias que compreendem oito gêneros e 43 espécies são reconhecidas atualmente. Os membros dessa família são chamados de Boídeos ou Boas, e são popularmente conhecidos como jiboias. Podem ultrapassar os quatro metros de comprimento e raramente, chegar a seis metros.
O aparecimento da jiboia, as tentativas de apanhar o animal e finalmente a captura foram registradas em vídeo por um morador da localidade. Acompanhe: