Total de visualizações

!!

!!

Igrejinha construída sobre um cemitério indígena, artefato encontrado na Praça Iracema e a preocupação de historiador com a preservação dessas relíquias


Compromissados com nossa história e a busca por informações e conhecimento, a nossa reportagem entrevistou nesta quarta-feira (20/07), o renomado historiador, Professor Raimundo Alves. 

Mais um artefato indígena foi encontrado em Ipu. Trabalhadores de uma loja de material de construção, quando na beira de um rio no Sertão de Ipu, carregavam de areia ou barro um caminhão, se deparam com um pilão de pedra que provavelmente fora utilizado por alguma tribo indígena. O achado foi comunicado ao nosso doutor em história que repassou para o mecenas da cultura ipuense, o empresário Luiz Pessoa Aragão, "Boy", que recolheu o artefato e juntou a outros de seu acervo, também encontrados em Ipu e que pretende criar um museu para a apreciação de todos e que servirão para posteriores pesquisas. 

Raimundo Alves dissertou fatos históricos sobre a fundação do município de Ipu, a construção da Igrejinha do Quadro; origem da cidade, que foi erguida pelos pernambucanos sobre o cemitério indígena. Durante a construção foram encontrados urnas funerárias indígenas (camucins - espécies de potes de barro onde eram enterrados os caciques), mas que infelizmente por desconhecimento e pela pouca importância dada na época foram extraviados, destruídos. Alves revelou que na construção da Praça Iracema também foi encontrado um artefato da mesma espécime por pedreiros e serventes que por falta de conhecimento deixaram debaixo do chão em seguida foi concretado. 

 

 

Ouça na sonora abaixo a entrevista na íntegra com o renomado historiador Professor Raimundo Alves, que orienta a quem encontrar objetos dessa natureza, algo que julgue desconhecido, não destrua, não jogue fora, porque pode ser algo de valor histórico imensurável: