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"Vou pousar na praia, vai dar certo", disse piloto cearense antes de pouso forçado no RJ

Além do piloto, outras duas pessoas estavam no veículo, modelo EMB-710C. Ninguém ficou ferido

 
Por: Josyvânia Monteiro Fonte: O Povo
Foto: Reprodução/ Matheus Reges/Acervo Pessoal
Foto: Reprodução/ Matheus Reges/Acervo Pessoal.

 

O piloto do avião cearense Matheus Reges, 26, conseguiu fazer um pouso forçado na Praia de Itaipuaçu, em Maricá, no Rio de Janeiro, no fim da tarde dessa quarta-feira, 10, após o monomotor que pilotava apresentar problemas no motor. Além do piloto, outras duas pessoas estavam no veículo, modelo EMB-710C. Ninguém ficou ferido.

Matheus é piloto há quatro anos, desde os 21 anos de idade. Essa foi a primeira vez que ele vivenciou uma situação de emergência. “Estava fazendo um voo de Vitória, [no Espírito Santo] para Jacarépagua, no Rio de Janeiro. Chegando no Rio, na Baía de Guanabara, os motores acabaram perdendo potência, ficaram oscilando, caindo e subindo, daí eu já comecei o pouso de emergência".

Entre os passageiros, estava José Carlos Rizk Filho, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Espírito Santo (OAB-ES), e um cliente do advogado. "Graças a deus, eles ficaram tranquilas, ficaram orando. Falei ‘vou pousar na praia, vai dar certo’ e foi basicamente isso. O pouso foi tranquilo. Ninguém se machucou nem nada", cita o piloto.

Nas redes sociais, o presidente disse que o pouso foi um milagre. “Foi um momento desesperador, [aqueles] que a gente pensa que vai morrer [...] Sobre o mar, o avião parou de funcionar. O piloto tentava ligar o motor, como um carro que não pega”.

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) disse que Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) foram acionados para a ocorrência.

"Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação", diz trecho da nota.