Total de visualizações

!!

!!

Ligação perigosa: Cuidado com o golpe dos créditos!


Uma nova modalidade de golpe está acontecendo, é o chamado "Golpe dos Créditos."
Temos notícias de cidadãos ipuenses vítimas do logro.

O fato: Para evitar qualquer espécie de constrangimento, iremos preservar as identidades das vítimas.
Como funciona: O "picareta" está ligando para lojas de material de construção aqui de Ipu, se dizendo juiz federal e que irá assumir a comarca de Ipu, mas que para isso é necessário que a casa que abriga os magistrados, passe por uma reforma, e pede ao proprietário da loja, indicações de um bom pedreiro ou mestre de obras. Acompanhe como o estelionatário envolve outras pessoas até chegar a sua vítima de fato.

No golpe que tomamos ciência com riqueza de detalhes; o proprietário da loja indicou um  profissional da construção civil conhecido de nossa cidade, por ser bastante solicitado para grandes trabalhos de edificação. Depois de  ter colhido os dados da sua vítima, principalmente o número do telefone celular, o charlatão efetuou  o ataque via telefone.

Deu as mesmas referências que passara para o dono da loja, "juiz federal", e que irá precisar dos serviços do profissional, pelos motivos acima citados, mas que antes, é preciso que o seu contratado, coloque alguns créditos no celular do contratante (o estelionatário), pois em virtude de algumas circunstâncias, está impossibilitado dele mesmo colocar os créditos, que depois  vai compensar o seu contratado durante o suposto trabalho de reforma na casa do juiz.

A vítima inebriada até então, vai até a um local onde esse carregamento possa ser feito. 

Nesse caso que estamos narrando, o "picareta" perguntou a sua vítima, quantos minutos ela levaria para chegar até o local avisado, para realizar a compra dos créditos, justamente, para que ele saiba o tempo exato para ligar novamente, quando o cidadão ludibriado estiver no comércio.

E realmente foi assim; chegando ao local da recarga, o telefone da vítima toca novamente, é o "juiz," 
O dito cujo pergunta se ele já está no estabelecimento para colocar os créditos, quando recebeu o sim da vítima, pediu que o cidadão entregasse o telefone para aquele que  irá efetuar a venda dos créditos, esse foi o pulo do gato. O estelionatário, ficou conversando com a nova pessoa a ser enrolada (o dono do comércio ou o funcionário), quando aquele que irá pagar a recarga solicitada, percebe, a demora na conversa telefônica entre golpista e o balconista, o indivíduo já tinha solicitado uma quantidade absurda de créditos.

Nesse golpe, o valor ultrapassou os mais de R$ 3 mil de créditos. Quando todos os envolvidos, usados pelo picareta enfim notaram que se tratava de um golpe, tentaram reverter a situação, e ainda conseguiram diminuir o prejuízo, já que os créditos foram solicitados a duas operadoras de telefonias, em uma, ainda não  havia sido efetivado os créditos. Ficando assim o valor do golpe em mais de mil reais.
Toda essa narração do fato, um tanto complicada tem como finalidade alertar a todos, muito cuidado com ligações, que oferecem muitas vantagens e depois começam a fazer muitas exigências. O que tem de malandro, na espreita, prontos para enrolar as pessoas é uma grandeza!!

Portanto cuidado com o golpe dos créditos!!!