Hoje por volta dás 13h20", no ínterim em que toda a equipe do programa Fatos em Debate da Rádio Regional de Ipu AM 1520, ainda estava no ar na apresentação do noticiário vespertino de maior audiência do rádio ipuense, recebi o contato direto da Autopeças o Bilega, do meu amigo Kléber Bilega, através do gerente da loja de peças de veículos automotores, o senhor Manoel Barroso Filho o "Manelão," informando-me de um acidente naquele instante a mais ou menos 20 metros da nossa emissora, que fica encravada à avenida Coronel José Lourenço número 97, no centro de Ipu Ceará.
A F 4.000 que foi desviada pelo motoqueiro, que ia de encontro com a traseira do veículo |
O fato: Um jovem de apenas 17 anos de idade, de iniciais A.J.S.M. residente na rua Dr. Araújo, bairro Alto da Boa Vista, conduzia uma moto Honda Titan 150 placa HYW0778, cor vermelha, em direção ao Alto da Boa Vista, ou seja tinha como destino a sua residência, foi então que perdeu o controle do veículo, presume-se; talvez por excesso de velocidade e também pela falta de aderência da pista, já que no momento estava chovendo. ocorreu segundo os guiadores experientes de veículos automotores, a chamada aquaplanagem,(Aquaplanagem ou hidroplanagem é um fenômeno que ocorre em veículos quando, ao passar sobre uma filme de fluido (normalmente água, mas também pode ocorrer em lama), os pneus perdem o contato com a pista. Isto em geral acontece devido à impossibilidade de fazer a drenagem pelos sulcos).
Ao perder a direção correta do veículo, bateu em uma moto C100 Biz de cor amarela, que estava estacionada do lado esquerdo, em frente da citada Autopeças, foi quando sua moto ia em direção a traseira de uma camionete F 4.000, que estava parada, conseguiu desviar, colocando por cima das calçadas e bateu numa armação de ferro, uma espécie de gaiola, que armazena botijões de gás de cozinha. No impacto, a moto teve o tanque de gasolina perfurado, e o jovem sofreu escoriações, e estava sentindo muitas dores no dedo mínimo da mão esquerda, suspeita de fratura.
Gaiola de ferro onde a moto bateu e parou |
O jovem estava muito abalado, atônito com o ocorrido, e as pessoas que estavam nos comércios das imediações do acidente e presenciaram o fato, também apresentavam um certo nervosismo com o tremendo susto pelo qual passaram.
A.J.S.M. de 17 anos foi levado ao hospital para os devidos cuidados, mas fora o susto e o prejuízo material, ele não teve nenhum ferimento que denotasse maiores preocupações.
Trecho da avenida Coronel José Lourenço, onde ocorreu o acidente |