Total de visualizações

!!

!!

'Errou, mas foi levado a isso', diz mãe de homem morto com 4 filhos do DF

Motorista entregou carta à ex-mulher antes de bater de frente com carreta.
Mãe das crianças abriu dois processos contra Santos por violência doméstica. 
Marcos e Samara com dois dos quatro filhos mortos no acidente na BR-070 (Foto: Reprodução)
A mãe do homem de 42 anos que morreu com os quatro filhos em um acidente na BR-070 afirmou ao G1 nesta terça-feira (27) que o filho "errou" ao cometer o suposto suicídio e homicídio, mas que ele estava em depressão nos últimos dois meses e "foi levado" a agir de tal maneira. "Ele não é um monstro", afirmou Eduarda Pereira de Almeida Sol, de 64 anos. "Ele errou muito, fez besteira, mas foi levado a isso."
Carro ficou irreconhecível após a colisão (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros) 
Carro ficou irreconhecível após a colisão
(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Marcos Aurélio Almeida Santos estava dirigindo com os quatro filhos na estrada perto de Cocalzinho de Goiás, no Entorno do DF, no último sábado (24), quando o veículo bateu de frente com uma carreta ao realizar uma suposta ultrapassagem em local permitido. O caminhoneiro não sofreu ferimentos. Minutos antes do acidente, Santos deixou uma carta com a ex-mulher dizendo que ela não veria mais os filhos.

As quatro crianças e o pai morreram na hora. Eles foram enterrados juntos na tarde desta segunda (26) no cemitério de Brazlândia, no Distrito Federal. Durante o velório, houve um princípio de tumulto envolvendo familiares de Santos e parentes das crianças por parte de mãe. A Polícia Militar teve de pedir reforços para controlar a situação, mas não houve registro de incidentes.

De acordo com Eduarda, desde que Santos e Samara Alves da Silva, de 24 anos, terminaram o relacionamento, há dois meses, o filho entrou em depressão profunda e chegou a perder 25 quilos. 

"Meu filho era apaixonado por ela, arriado de quatro pneus, não sei o que ela tinha", disse.
Marcos morreu com os quatro filhos após bater de frente com carreta (Foto: Reprodução) 
Marcos morreu com os quatro filhos após bater de frente
com uma carreta (Foto: Reprodução)

"Ela proibiu ele de ver os filhos e ele foi à loucura, ao desespero." Eduarda afirma que, além das quatro crianças que morreram, Santos tinha outros dois filhos do primeiro casamento - um homem de 24 anos e uma mulher de 20.

A mãe de Santos diz que na última quinta (22), o filho conseguiu na Justiça permissão para visitar as crianças. Ela não soube informar se havia ordem judicial que impedia a visita. De acordo com a idosa, na última sexta-feira (23), um dia antes do acidente, ele foi à igreja e encontrou Samara.

Segundo Eduarda, amigos dela contaram que Santos implorou para voltar com Samara e que, logo depois, ele chegou em casa transtornado.

"Ele estava morando comigo. Não sei o que ela disse para ele que ele chegou em casa super nervoso, tentou dormir, tomou antidepressivo, mas não conseguia [dormir]", disse Eduarda.

A mãe conta que, no dia seguinte, acordou com o filho procurando um caderno na gaveta do quarto dela. "Quando ele foi pegar o caderno eu acordei e perguntei o que estava acontecendo", disse. "Ele ajoelhou nos meus pés, colocou a cabeça no meu colo e começou a chorar. Fiquei desesperada."

O G1 teve acesso à carta de quatro páginas. "Samara, espero que quando você estiver lendo essa carta eu e os meus filhos já estejam (sic) bem longe", diz na primeira frase. "Hoje é um grande dia, para mim e meus filhos. Estaremos buscando um lugar de paz onde não exista humilhação e covardia."
Trecho final da carta que o motorista entregou a ex-mulher minutos antes do acidente (Foto: Reprodução) 
Trecho final da carta que o motorista entregou a ex-mulher minutos antes do acidente (Foto: Reprodução)
Segundo a idosa, Santos pediu para ela orar por ele antes de sair de casa. "Ele disse que estava feliz porque ia ver os filhos e pediu várias vezes para eu orar por ele aos prantos", afirmou. "Depois ele saiu dizendo que ia buscar os filhos, pegar o salário na oficina que trabalhava e voltar aqui para casa."

Duas horas depois, Eduarda recebeu a notícia do acidente. "Minha nora me ligou e falou: 'dona Eduarda, o Marquinhos se matou e matou os meninos tudinho."

Eduarda afirma que o filho era carinhoso com os netos. "Ele era louco por esses meninos e eles eram loucos pelo pai", disse. "O Marcos dava a vida pelos filhos. Eu não achava que isso ia acontecer. Esse foi um momento de desespero dele. Ele não estava mais suportando a dor. Ele amava essa mulher."

Ameaças
Samara abriu dois processos contra Santos no ano passado por violência doméstica. Segundo o Tribunal de Justiça do DF, em setembro e em dezembro do ano passado, ela pediu à Justiça medida protetiva de urgência pela Lei Maria da Penha contra o ex-marido.
Samara com a filha, que morreu no acidente (Foto: Reprodução) 
Samara com a filha, que morreu no acidente
(Foto: Reprodução)
Em dezembro, também foi aberto inquérito policial por injúria, tendo Samara como ofendida e Santos como agressor. O inquérito foi juntado à ação que já tinha sido aberta em setembro. Os processos não chegaram a ser julgados.

Segundo uma familiar que não quis se identificar, Santos ficou 47 dias sem ver as crianças por ordem judicial. De acordo com a mulher, em audiência nesta quarta-feira (21), o juiz autorizou que Santos pegasse os filhos para passear no fim de semana. O G1 não conseguiu confirmar a existência dessa ordem judicial com a vara responsável pelo caso.

Segundo a parente, o casal estava junto há sete anos, mas se separaram há dois meses. Ela afirmou que o relacionamento deles sempre foi conturbado, com idas e vindas. A familiar também disse que o homem era agressivo e ciumento e que o casal sempre discutia.

"Ele agredia ela direto, mas era carinhoso com os filhos, apesar de às vezes bater neles", afirmou. "Acho que ele era bipolar, ele gostava muito dos filhos do jeito dele, né?" De acordo com a mulher, Samara está em choque e está sendo medicada.

Investigação
Na delegacia de Águas Lindas, o acidente foi registrado como quatro homicídios e um suicídio. Segundo o delegado Renato Sampaio, há indícios de que não se trata de um acidente, "já que a carta tem um tom de despedida", mas as investigações continuam.
Os três irmãos envolvidos no acidente (Foto: Reprodução) 
Os três irmãos envolvidos no acidente (Foto: Reprodução)
De acordo com o delegado, Samara afirmou na delegacia que não leu a carta imediatamente depois que ela foi entregue. Quando começou a lê-la, Santos já tinha saído com as crianças. Segundo a parente da mulher, ele ameaçava Samara com frequência e, por isso, quando leu a carta, Samara não acreditou nas novas ameaças.

O motorista da carreta deve ser ouvido nesta terça-feira (27). O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Águas Lindas de Goiás, que é responsável por apurar crimes na região onde o acidente aconteceu. Nesta segunda, a investigação seria transferida para a Delegacia de Homicídios do município.



Fonte: G1