Total de visualizações

!!

!!

Rio Acaraú agoniza: Extração irregular de areia

Flagrante de extração irregular de areia no Rio Acaraú, na cidade de Sobral, mas precisamente na fazenda do Sr. Chico Evaristo, localizada na localidade de "Marrecas". Várias caçambas e enchedeiras estão trabalhando a todo vapor no local.

Ressalta-se que no local não existe nenhuma placa de autorização por parte dos órgãos competentes. As fotos foram registradas na seguinte data: 23/01/2015.

Danos

A extração ilegal de areia pode configurar dois tipos diferentes de crimes: o do artigo 2º da Lei nº 8.176/91 e o do artigo 55 da Lei nº 9.605/98. No primeiro caso (lei que define os crimes contra a ordem econômica), trata-se do crime de usurpação de bem pertencente à União e a pena prevista é de um a cinco anos de detenção.

Já a lei ambiental prevê pena de seis meses a um ano para quem extrair recursos minerais sem a devida autorização ou licença. Embora seja prevista a punição, a extração irregular de areia é um dos mais recorrentes crimes ambientais.

A retirada ilegal pode resultar na erosão acelerada e compactação do solo, que, somadas, podem dar origem a um processo de desertificação, com alterações inclusive no microclima da região.

Em tempo

Cadê os órgãos de fiscalização do município de Sobral e do Estado Ceará, que "fecham os olhos" para essa prática tão comum em nossa região.

Clique nas imagens para ampliá-las;
 
 
 
 
 
Fonte: Sobral 24 Horas