Total de visualizações

!!

!!

Inédito no Brasil, Simpósio Internacional de Aves é realizado no Mato Grosso do Sul. Ambientalista ipuense fará parte do evento

Inédito no país, simpósio internacional de aves é realizado na Capital de Mato Grosso do Sul, a cidade de Campo Grande. O maior ambientalista de Ipu, quiçá de todo região Noroeste do estado, Petinha Lira estará marcando presença no evento de porte internacional.

O evento apresenta ações de conservação das araras, periquitos e papagaios na natureza.(Foto: Mark e Marie Stafford/Divulgação)
Campo Grande sedia a partir deste do dia (20/11), o 9° Simpósio Internacional de Aves. O evento deve reunir participantes de 15 países e apresenta ações de conservação das araras, periquitos e papagaios na natureza. Inédito no país, reúne profissionais e pesquisadores que vão discutir ações de conservação, genética, saúde, reintrodução de espécies da natureza e tráfico desses animais.

Entre os conferencistas estão, ainda, representantes da Alemanha, Estados Unidos, Porto Rico, Espanha, Catar, Bolívia, Filipinas e Reino Unido. Também desembarcam em Campo Grande participantes de outros países, como Dinamarca, Italia, Canadá, Inglaterra, Costa Rica e Holanda.

Com o tema Brasil: Terra dos Papagaios, o simpósio é realizado pela organização sem fins lucrativos Parrots Internacional em conjunto com o Instituto Arara Azul. De acordo com Mark Stafford, presidente da Parrots International, o Brasil possui o maior número de espécies de psitacídeos, que é a família onde se encontra as araras, papagaios, periquitos e jandaias. Atualmente são 82 espécies catalogadas.


 
Segundo Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul e professora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, serão apresentados diversos estudos e pesquisas sobre a família das araras, periquitos e papagaios na natureza. "Sediar o evento em Mato Grosso do Sul é sinônimo de reconhecimento e valorização da biodiversidade do Pantanal", diz.

Ao todo, serão 21 palestrantes que irão expor os resultados do trabalho desenvolvido há 26 anos pelo Projeto Arara Azul, que realiza o manejo e promove a conservação da espécie em seu ambiente natural. A Uniderp é parceira das pesquisas desde 1994.

Entre os trabalhos regionais apresentados está o de autoria da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável da Uniderp Larissa Tinoco Barbosa. Pesquisadora do Instituto Arara Azul, a bióloga discorrerá sobre o sucesso reprodutivo das araras-canindé na área urbana de Campo Grande.

O ponto alto da conferência será a apresentação do pesquisador norte-americano Thomas White que trabalha com a recuperação e reintrodução do Papagaio de Porto Rico, local que teve a população desses animais extremamente reduzida na década de 60.



Serviço- O formulário de inscrição e a programação completa do evento podem ser conferidos no site www.pisymposium.org. Mais informações pelo telefone (67) 3222-1205.

O 9° Simpósio Internacional de Psitacídeos acontece de sexta-feira (20) a domingo (22), a partir das 7h30, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo em Campo Grande.



Fonte: Parrots Internacional