Total de visualizações

!!

!!

Líder de facção criminosa é preso em flat na Beira Mar

Quadrilha pretendia financiar candidatura de integrantes nas próximas eleições
 
 
Em uma operação realizada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (20), um dos líderes de uma facção criminosa foi capturado em um flat na avenida Beira Mar, em Fortaleza, com a namorada. A prisão faz parte da Operação “La Muralla”, que ocorre em nove cidades brasileiras. O nome do homem não foi revelado para não atrapalhar as investigações. 

O trabalho visa desarticular uma complexa organização criminosa que atuava no tráfico de drogas dentro e fora do Brasil. De acordo com a Polícia Federal, o grupo tentava consolidar um estado paralelo na Região Norte do país. No Ceará, foram cumpridos sete mandados de prisão em Crateús, Caucaia e Fortaleza. 

Procurada, a Polícia Federal do Ceará afirmou que não pode entrar em detalhes sobre o trabalho para não atrapalhar as investigações. 

Nacionalmente, participaram da ação, 400 policiais federais e 300 policiais do Batalhão de Choque da PM e Polícia Civil. Foram cumpridos 442 mandados judiciais, sendo 127 mandados de prisão preventiva, 67 mandados de busca e apreensão, 7 buscas em presídios estaduais, 68 medidas de sequestro de bens, além do bloqueio de ativos registrados em 173 CPF/CNPJ ligados a integrantes da organização criminosa, todos determinados pela Justiça Federal no Amazonas.

Investigação

As investigações começaram em abril do ano passado com a apreensão de R$ 200 mil em espécie, pela Polícia Federal, no Amazonas. O dinheiro estava escondido no interior de uma lancha de propriedade do grupo. Com estrutura hierarquizada, o planejamento de todas as ações do grupo eram feitas dentro de presídios do Amazonas. 

Com intuito de dominar o tráfico, a organização recrutou milhares de pessoas em um sistema de divisão funcional de atividades, inclusive com políticos e advogados integrados às atividades criminosas. 

Somente nos últimos seis meses de investigação foram realizadas 11 grandes apreensões de drogas pertencentes à organização, que resultaram em 27 prisões em flagrante e na apreensão de aproximadamente 2,2 toneladas de drogas, avaliadas em aproximadamente R$ 18 milhões. Houve, ainda, a apreensão de dinheiro, veículos, embarcações e armas de fogo de grosso calibre, incluindo submetralhadoras 9mm e granadas de mão.

O nome “La Muralla” se refere a um quartel general do Cartel de Cali, na Colômbia, local em que as principais lideranças daquele grupo coordenavam suas ações criminosas. A operação foi batizada com esse nome espanhol em função de diversas coincidências na estrutura, objetivos e modo de operação com a facção amazonense.

Com auxílio da Interpol, serão efetuadas prisões no Peru, Colômbia, Venezuela e Bolívia. Além do Ceará, as investigações aconteceram no Amazonas, Rio Grande do Norte, Roraima e Rio de Janeiro.

 
 
Via Ceará News
Foto: Winnetou Almeida/Acritica.com