Total de visualizações

!!

!!

Ipu-CE: Obra supostamente mal feita pela gestão municipal causa transtornos a moradores da Rua Padre Macário

Local onde foram colocadas as manilhas
A implementação de uma política pública voltada ao saneamento básico é algo fundamental à prevenção de doenças endêmicas. O simples escoar de aguá residual ou "água de esgoto" em via pública tem potencial enorme de provocar inúmeras doenças à população, principalmente em crianças e idosos.



Uma obra realizada em um setor da Rua Padre Macário, bairro Mina, seria a solução necessária para evitar o lançamento de água residual das residências em via pública. Todavia, a obra sanou um problema e originou um novo.



Os moradores relatam que um odor fétido oriundo do sumidouro está a invadir as residências através das tubulações feitas de cano tipo pvc.



Entendendo o caso



A gestão municipal fez uma rede de esgoto interligando parte da Rua Padre Macário com parte da Rua São Damião. A rede formada desemboca em um único sumidouro situado na Rua Padre Macário. Para a construção do sumidouro foram utilizadas três manilhas. Cerca de 30 residências depositam suas águas residuais em um único ponto.



O problema começou a ocorrer por conta do rápido entupimento do sumidouro. Toda a água residual começou a sofrer processo de fermentação por conta do forte calor e os gases gerados percorrem os canos e invadem as moradias.



Para uma moradora, que não quis identificar-se, o mau cheiro é insuportável e chega até mesmo ser sufocante ao ponto de não ser possível dormir no imóvel.



A Prefeitura tem feito um trabalho de esgotamento, contudo, o paliativo não põe fim a grave situação vivenciada pelos moradores. Em menos de 10 dias os moradores voltam a sofrer com o mau cheiro devido ao rápido entupimento do sumidouro.

Funcionários da Prefeitura consertam o cano após a ação de esgotamento
Percebe-se que a obra foi feita sem nenhum planejamento. Presumi-se que não houve um trabalho técnico de engenharia. Espera-se que uma ação célere por parte da gestão municipal seja feita no sentido de solucionar o problema e oferecer condições mais dignas aos moradores da Rua Padre Macário que clamam por urgência ao caso.


O odor fétido tem sido o principal problema relatado por moradores da Rua Padre Macário

Fonte: Expresso Ipu