Total de visualizações

!!

!!

Dezembro Verde: Campanha contra o abandono e maus-tratos de animais, conheça as ações dos Protetores de 4 Patas de Ipu


A nossa reportagem entrevistou nesta terça-feira (15/12) um integrante dos Protetores de 4 Patas, com o foco principal para o Dezembro Verde, que representa a campanha contra o abandono e maus-tratos de animais.

João Vitor destacou as ações de voluntarismo dos Protetores de 4 Patas, a história de vários cães e gatos resgatados e salvos pela entidade. Um fato emblemático foi o resgate e tratamento do cão vira-lata Alfredo, que estava a beira da morte, cujo animal debilitado, muito doente contou com os cuidados do João Vitor e sua família, esta que acabou adotando o cão Alfredo. 

As ações dos Protetores de 4 Patas tem como objetivo, motivar, estimular que outras pessoas também sejam voluntários nessa causa, além de tentar incutir uma mensagem de conscientização de que abandonar e ou maltratar animais é crime e pode resultar em prisão. Para maiores informações acesse as plataformas digitais dos protetores de 4 Patas; Instagram e Facebook ou pelo contato celular WhatsApp do próprio João Vitor: (88) 99835-0017. Seja você também um voluntário, ajude com qualquer quantia, adotando um animal que tenha sido abandonado ou simplesmente divulgando essa causa nobre.    

Integrantes dos Protetores de 4 Patas.
Cão Alfredo.

Animais resgatados e tratados pela ação dos Protetores de 4 Patas.

 Dezembro Verde:

Durante todo este mês a campanha Dezembro Verde vai alertar a população sobre as graves consequências do abandono de animais e fomentar a guarda responsável dos bichinhos, geralmente cães e gatos que vagam nas ruas, após serem abandonados por seus tutores. Embora não haja estatísticas oficiais, uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 30 milhões de cães e gatos estejam em situação de abandono no Brasil. A campanha é promovida pelo  Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP).

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.

Fonte: Agência Brasil

Ouça na sonora abaixo a entrevista com esse jovem altruísta de nome João Vitor: