Total de visualizações

!!

!!

Tianguá conquista Universidade Federal da Ibiapaba. Ipu nem no quase!

Por Marcos Sampaio (arena-de-ideias.webnode.com)
O CONDERI em agosto de 2010 iniciou o processo de mobilização para recolher assinaturas, em prol da Universidade Federal da Ibiapaba - UFI em toda a região. Com a participação dos 9(nove)  municípios Ibiapabanos, inseriu uma proposta, através da Secretaria das Cidades do Estado para MAPE n° 1446 – Programa 23, no qual busca o desenvolvimento e integração regional para o estudo de viabilidade da Universidade Federal da Ibiapaba, que até neste referido espaço temporal não viabilizado, uma emenda parlamentar orçada no valor de R$ 400 mil,  para o estudo referido, fragilidade do poder dos gestores Ibipabanos?
Ou falta de articulação dos mesmos? Liderança é o processo de direcionar o comportamento dos outros para realização de objetivo, é capacidade de quem consegue mudar a sua própria cabeça e a dos outros é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. (Maximiliano);
Com a implantação de uma universidade na Ibiapaba irá disseminar o desenvolvimento societal, Parabéns Tianguá é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na microrregião da ibiapabaMesorregião do Noroeste Cearense. Pela articulação desenvolvida no espaço temporal, enquanto os oito municípios estão dormindo;

Cito que o vice-líder do governo Dilma na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE), garantiu, na Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, para o próximo ano, a expansão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para região da Ibiapaba.
José Guimarães ainda garantiu para outras duas regiões do Estado do Ceará a instalação de campus avançados da Universidade Federal do Ceará, nas regiões Centro-Sul e Vale do Curu e Aracatiaçu.

O objetivo da emenda parlamentar é ampliar o acesso à educação superior e proporcionar equidade de oportunidade para a população da região da Ibiapaba. Composta por nove municípios, a região detém uma população jovem de 97.748 pessoas (IBGE, 2008), pelo potencial local, a implantação do campus avançado da Universidade Federal do Ceará na Ibiapaba poderá significar o conceito de desenvolvimento, alicerçado historicamente por meio de sucessivas gerações, parafraseando o antropólogo na construção do futuro. Parabéns povo Ibiapabano pela conquista do nascedouro da Universidade Federal da Ibiapaba.

 “A implantação da Universidade Federal da Ibiapaba é uma exigência dos movimentos sociais, que vem realizando eventos sistemáticos cito (Simpósio Ipu), em prol desta bandeira, com a presença de pesquisadores, acadêmicos, da sociedade civil organizada e da classe política. Esta conquista representa um marco no processo do desenvolvimento territorial e do fortalecimento da identidade e pertencimento para mais de 340 mil pessoas que habita na região, além de atender municípios do Estado do Piauí e do Maranhão”, conclui José Guimarães. (Assessoria de José Guimarães).

O ensino superior e científico é um caminho seguro e eficaz para disseminar o desenvolvimento de uma sociedade. A região da Ibiapaba necessita expandir sua formação profissional, econômica e social, sendo prioridade “1” eleita pelos representantes da sociedade ibiapabana a implantação de uma Universidade Federal da Ibiapaba. Por informações obtidas em reuniões acadêmicas e em de conselhos regionais, o processo da Universidade Federal Ibipaba será o mesmo da Universidade Federal do Cariri, ou seja, parabéns Tianguá parabéns Ibiapaba!!!!!

Fonte: Site Arena de ideias