Total de visualizações

!!

!!

Instituto Kairós exalta Iracema e o "Ser Transformador" no VIII Karnavalores

 
Por mais um ano, o Instituto Kairós, traz a ativa o Projeto: "KARNAVALORES". "A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país e é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas por sua tradição, cor, ritmo e magia.

Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares e amigos, até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais. Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas ideias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca", justifica a institutição no panfleto do evento.

De acordo com a faixa etária e curso, o "VIII KARNAVALORES", trará a prática diversos temas atuais. A Educação Infantil e o Ensino Fundamental I virão com o tema: “A alegria de ser TRANSFORMADOR, vivenciando grandes VALORES”, com o objetivo de interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias.

Já o Ensino Fundamental II virá com o tema: "Traga sua tribo, a festa vai começar.No VIII KARNAVALORES Iracema exaltar", no ensejo do clima festivo carnavalesco em sua manifestação pluricultural do Brasil, a instituição deseja no VIII KARNAVALORES propor aos jovens do Ensino Fundamental II, enaltecer a literatura do grande escritor cearense José de Alencar, entoando o samba-enredo “Iracema – A Virgem dos lábios de mel” da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis –RJ. Escrito em prosa poética, esse romance é um dos principais representantes da vertente indianista do movimento romântico e traça uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira; regionalizando exaltaremos nossa identidade cultural quando o autor imortalizou a lenda da índia no Ipu.

Os alunos do Ensino Médio terão uma programação diferenciada, com um ciclo de palestras em conscientização as atitudes e cuidados para a grande festa do Carnaval. 

Confira os panfleto do "VIII KARNAVALORES": 

- EDUCAÇÃO INFANTIL: “A alegria de ser TRANSFORMADOR, vivenciando grandes VALORES”

  
- ENSINO FUNDAMENTAL I: “A alegria de ser TRANSFORMADOR, vivenciando grandes VALORES”

 
- ENSINO FUNDAMENTAL II: "Traga sua tribo, a festa vai começar.No VIII KARNAVALORES Iracema exaltar"





Por Vinícius Braga


Extra, extra, extra! Concursados exonerados de Ipu ganham causa no Tribunal de Justiça do Ceará

 

Os concursados exonerados da cidade de Ipu, receberam nesta sexta-feira (24/02), uma extraordinária notícia, o processo foi julgado em segunda instância; no Tribunal de Justiça do Ceará, e o resultado foi excepcional, com parecer favorável, ou seja, a causa foi ganha em Fortaleza.

A ex-vereadora Efigênia Mororó, que sempre esteve ao lado dos concursados exonerados, inclusive colocando assessoria jurídica a disposição dos mesmos, foi incumbida de revelar a boa nova para os 371na sua grande maioria; pais  e mães de famílias, que estavam aguardando ansiosamente, angustiados, por uma notícia alentadora. 

Efigênia Mororó num bate-papo bastante animador com o âncora do FD Hélio Lopes, e o comentarista especial da super sexta política; Dr. Chagas Peres, argumentou que os representantes do MP (Ministério Público ) em Ipu sempre deram parecer favorável aos concursados, não entende porque o judiciário local demorou tanto em dar o despacho, motivando assim o encaminhamento do advogado Dr. Rodrigo ao TJC em Fortaleza. 

Em relação ao deferimento no Tribunal de Justiça do Ceará, a gestão municipal tem um prazo de 10 dias para receber a notificação. É válido salientar que a assessoria jurídica da Prefeitura de Ipu pode recorrer em 3ª instância, todavia acredita-se que os concursados exonerados pela clareza do processo também ganhariam na última instância.

Confira na sonora abaixo a participação da Dra Efigênia Mororó no programa fatos em Debate da Rádio Regional AM 1520 de Ipu, interagindo com o apresentador Hélio Lopes e o analista político Dr. Chagas Peres:


















Vídeo: Casal é flagrado furtando em loja de Ipu

 

Casal foi flagrado em loja no centro da cidade de Ipu, na tarde desta quinta-feira (23/02), furtando produtos. As imagens da ação dos gatunos foram capturadas pelo circuito interno de câmeras.

O casal de bandidos não foi preso, mas suas imagens foram espalhadas nas redes sociais, na tentativa dos mesmo serem reconhecidos, e também para que esses meliantes não façam novas vítimas.

Assista o vídeo: 

Moto é tomada de assalto na CE-329, próximo ao Campo de Pouso de Ipu, bandidos dispararam tiros

 

Uma moto Honda Fan preta, foi tomada de assalto na noite desta quinta-feira (23/02), na CE-329, estrada que liga Ipu a cidade de Varjota, nas imediações do Campo de Pouso.

Informações que o jovem casal vítima do assalto, mora na localidade de Passa Sede, limite entre os municípios de Ipu e Pires Ferreira, e vinha para um evento carnavalesco em Ipu, quando na altura do Campo de Pouso, receberam a abordagem de dois indivíduos, também conduzindo uma motocicleta.

Os bandidos tomaram a moto, uma carteira com dinheiro, quantia não revelada, e aparelhos celulares, e para causar ainda mais pavor ao casal, colocaram o revólver próximo do ouvido do rapaz e dispararam quatro tiros pra cima. Os meliantes falaram que a moto era para realizar uma "parada" na cidade de Guaraciaba do Norte, provavelmente estavam blefando, no que se refere ao local da chamada "parada".


Virou moda: Bandidos assaltam senhoras na calçada de casa, no centro da cidade de Ipu

 

Uma dupla conduzindo uma motocicleta, e portando arma de fogo, assaltaram na noite desta quinta-feira (23/02), por volta dás 19h30, senhoras que estavam sentadas na calçada de uma residência, localizada na rua Padre Feitosa, no centro da cidade de Ipu-CE.

Como é de costume nas cidades interioranas, senhoras estavam com as cadeiras na calçada da residência, sentadas, conversando, e de vez em quando mexendo nos aparelhos celulares, navegando nas redes sociais, hábito dos dias atuais, de repente, mais que de repente os "anjos do demônio", apontaram e tomaram de uma delas um aparelho celular.

As vítimas disseram que não deu para anotarem na memória as características da moto, mas viram que os meliantes tinham estatura mediana e corpos franzinos. Imediatamente a Polícia Militar foi acionada, diligenciou na tentativa de prender os elementos, mas não obteve êxito.

Casa de Saúde São Sebastião a serviço da saúde da população de Ipu e região

 

A nossa reportagem entrevistou nesta quinta-feira (23/02) direto da Casa de Saúde São Sebastião, a enfermeira proprietária da referida instituição, Dra. Efigênia Mororó.

Efigênia ressaltou a respeito das prevenções às doenças sazonais, comuns neste período; Gripe e viroses intestinais. Mosquito Aedes Aegypti, transmissor de 5 doenças virais; dengue, zika, chikungunya, mayaro e febre amarela também é uma preocupação da renomada profissional da saúde. Dra Efigênia Mororó, alertou que a população não relaxe nas medidas profilaxias, que todos continuem vigilantes.

A Casa de Saúde São Sebastião, apesar de não contar com convênios das esferas municipal, estadual e federal, continua ampliando ainda mais o seu leque de atendimentos, com profissionais de primeira linha e equipamentos ultramodernos, ambulância própria, tudo a serviço da população de Ipu e região. As famílias menos abastadas também têm a oportunidade de cuidar da saúde com a garantia dos bons serviços, através do Plano Popular São Sebastião, o plano que cabe no seu bolso, no seu orçamento.

 

Confira na sonora abaixo entrevista com a conhecidíssima profissional da saúde, Dra. Efigênia Mororó. No final do bate-papo proveitoso, os cuidados que se deve ter durante o período monino, para evitar as DSTs (Doenças sexualmente Transmissíveis): 



    










Entrevista: Vereador Eduardo Ximenes, atuante na segurança, destaca seus projetos nesta área

Eduardo Ximenes, Cel Studart e Zé Maurício
O vereador Eduardo Ximenes, sempre foi muito ligado a área de segurança, até pelo trânsito fácil que seu pai; o empresário Zé Maurício tem nos principais órgãos deste setor em nível estadual. A preocupação do edil tem aumentado em decorrência dos constantes casos de insegurança ocorridos na cidade de Ipu.

Eduardo indicou projetos que conteriam sobremaneira os avanços da criminalidade em nosso município. O parlamentar além de solicitar o cumprimento dos direitos da Guarda Municipal de Ipu, estabelecidos em lei, pede o aumento do efetivo da mesma, a reativação do Pró-cidadania, e indica projeto de implantação de um pelotão da PM em nossa cidade, e também a criação de postos policiais, nos principais distritos; Várzea do Giló e Abílio Martins.   

Confira na sonora abaixo entrevista com o vereador, concedida nesta quinta-feira (23/02): 














A qualidade tá em casa! André Luís e Banda "A" sucesso no Carnaval de Ipu 2017

 

Ipu indubitavelmente é uma cidade rica de grandes músicos. O período carnavalesco, potencializa ainda mais essa realidade, em se tratando de eventos do gênero, não precisa buscar longe, pois em casa tem garantia de artista de boa qualidade, acima da média.

André Luís e a banda "A", sucesso no Carnaval de Ipu 2017. A agenda está lotada até na segunda-feira de carnaval. Sexta (24); André Luís estará pela manhã no Colégio Ipuense e à noite no Buffet Luar do Ipu. Sábado (25) a partir dás 19h00 no Bar do Dragão; André Luís e Banda "A" estarão animando o carnaval do Bloco "Barbudim". Domingo (26), mais uma vez com a Banda "A" na tarde de carnaval da AABB de Ipu. Segunda (27) a partir dás 19h30, na Bodega do Antoin, André Luís volta ao palco com as grandes músicas que fazem a alegria do folião.

A nossa reportagem entrevistou o maior seresteiro da região, artista ipuense, músico por excelência, que fala sobre os shows durante o carnaval 2017:














Mais um assalto no bairro Alto da Boa Vista, em Ipu. Mulher é abordada por dupla na porta de casa

 

Registro de mais um assalto no bairro Alto da Boa Vista, desta cidade Ipu-CE, na noite desta quarta-feira (22/02). Mulher foi abordada na porta de casa, quando chegava do trabalho.

Populares informaram que o fato se deu na rua Florinda Guilherme. Uma mulher chegava em casa, após mais um dia de labor, conduzindo um motocicleta Biz, quando foi abordada por dois indivíduos também conduzindo uma moto, armados, anunciaram o assalto. A vítima transportava no bagageiro da moto uma quantia considerável de dinheiro, e teve que entregar aos bandidos.

Não está parecendo coincidência, ao que tudo indica os bandidos sabiam que a vítima carregava na moto o valor vultoso em dinheiro. Sorte de bandido, ou o caso foi bem planejado?! Os senhores poderão observar nas imagens abaixo, enviadas por moradores, que a parca iluminação da rua também contribui para os atos delituosos.


 

Ipu-CE: Garota de 16 anos, do bairro Breguedoffe desaparece misteriosamente, mãe está desesperada

 

Uma jovem de 16 anos, residente na rua Emídio Barbosa, bairro do Breguedoffe, desta cidade de Ipu-CE, região Noroeste do estado, está sendo considerada desaparecida, desde domingo (19/02).

Sua mãe a senhora Alessandra, esteve nesta quarta-feira (22/02), na Delegacia de Polícia Civil de Ipu, registrando o fato e por conseguinte no Conselho Tutelar do município. A nossa reportagem conversou com a mãe da jovem Vitória Lino de Oliveira, e a mesma revelou que a filha que há dois anos vive maritalmente com um jovem que também reside na referida rua, está grávida de 04 meses. Vitória morava na casa dos sogros, e foi de lá que ela desapareceu misteriosamente.

Indagada se sua filha sofria maus tratos por parte do marido, dona Alessandra nos disse que não sabe desses detalhes, e nem a filha se queixava a esse respeito. A senhora Alessandra está desesperada querendo saber do paradeiro da filha, que até essa altura não fez contato com a família, de como está e onde está, e o mais importante, o motivo de ter sumido.

Desaparecida: Vitória Lino de Oliveira
Confira na sonora abaixo o apelo da mãe  angustiada, sem saber o que possa ter acontecido com a jovem Vitória, de 16 anos e gestante de 04 meses:
























Em seu primeiro dia na Paróquia de Ipu, Padre João Vasconcelos concede entrevista

 

Em seu primeiro dia na Paróquia, oficialmente como Pároco de Ipu, Padre João Vasconcelos concedeu entrevista a nossa reportagem, nesta quarta-feira (22/02).

O novo Pároco de Ipu, falou que a princípio manterá o calendário da Paróquia, definido pelo seu antecessor. Disse que ainda não teve tempo de conhecer todas as pastorais, os grupos religiosos vinculados a Paróquia. Sobre a população, tem tido uma excelente impressão, pois tem sido bem acolhido.

Na noite desta terça-feira (21/02) aconteceu na Igreja Matriz de São Sebastião, com a presença do Bispo Diocesano Dom José Vasconcelos, a Posse Canônica do Pároco Padre João Vasconcelos, e do Vigário Paroquial; Padre Elmir. Foi um momento marcante, que ficará na memória, na história da cidade de Ipu.

 

Confira na sonora abaixo a entrevista na íntegra com o novo Pároco de Ipu:














Ipu-CE: 26º Despertar com Cristo 2017, em Honra a Nossa Senhora! Entrevista com o Nazareno Alves


O Despertar com Cristo, 26º edição, em Honra a Nossa Senhora, tendo em vista que 2017 é um ano Mariano. O evento da Religião Católica de Ipu terá início neste sábado (25/02), a partir dás 18h00 com a Passeata Queremos Deus. Saindo do Patamar da Igreja Matriz com destino ao Ginásio Coberto Abdoral Timbó.

O Carnaval com Cristo, consiste numa preparação para o período quaresmal, e também orar por todos que participam dos movimentos profanos, da festa secular, para que atravessem o período momino na Santa Paz do Senhor.

Blusa do 26º Despertar com Cristo
O coordenador da Comunidade Cristo Rei, em pleno tratamento de saúde, concedeu entrevista a nossa reportagem e trouxe todos os detalhes da programação do 26º Despertar com Cristo, já com a presença do novo Pároco de Ipu, Padre João Vasconcelos.    


























Barbudim resiste a extinção de muitos blocos de Ipu, e apronta a folia para o próximo sábado (25) no Bar do Dragão

 

O tradicional Bloco Barbudim, já está aprontando a folia para o próximo sábado (25/02), no Bar do Dragão, começando a partir dás 19h00, com a animação da Banda A, de André Luiz, com a companhia luxuosa do grande maestro Jorge Nobre do Sax.

O Barbudim tem resistido ao longo dos últimos anos a extinção de muitos blocos carnavalescos da cidade de Ipu, que por falta de incentivo, de motivação, estão enrolando as bandeiras, guardando-as nas gavetas e vivendo apenas das lembranças dos abadás antigos que ainda circulam por aí vestindo os foliões de sempre.

Barbudim é um Bloco que tem a frente pessoas que frequentam assiduamente o Bar do Dragão, para tomar uma cervejinha, bebemorar a vida, a amizade, e fazer aquele resenha. Eis os baluartes; Chaguinha, Ricardo Dragão, "Neguim Cabeção", Hélio Lopes e outros.

A nossa reportagem entrevistou nesta terça-feira (21/02), o presidente do Bloco que convida você pra brincar "direitim", fala "Neguim Cabeção": 



















Aposentado e estudante universitário são assaltados no Calçadão do CVT de Ipu

 

Informações dão conta de assaltos ocorridos na última segunda-feira (20/02), no Calçadão do CVT de Ipu, bairro da Caixa D'água. Aposentado e estudante universitário foram as vítimas da vez.

Conforme foi apurado, um comerciante aposentado, por volta dás 05h30 da manhã de segunda-feira (20/02), estava fazendo sua caminhada matinal no Calçadão do CVT, quando um carro branco, seguido por duas motos, destes veículos desceram os meliantes que apontaram armas de fogo para vítima, ordenando que o mesmo deitasse no chão, o comerciante disse que não tinha condições de fazer o que os bandidos estavam pedindo, neste ínterim passava um jovem com uma mochila nas costas, parecendo tratar-se de um estudante universitário, o rapaz foi obrigado a deitar no chão.

Os bandidos levaram a mochila, e o aparelho celular do jovem, já do aposentado, apenas a quantia de R$ 07,00 (sete reais) que era o que ele tinha no bolso, nada mais.

Escola Antonio Pereira de Farias de Várzea do Giló está de luto. Núcleo gestor emite Nota de Pesar

A Escola Estadual de Ensino Médio Antonio Pereira de Farias do distrito de Várzea do Giló, está de luto em decorrência do passamento repentino de um dos seus alunos. Nesta quarta-feira (22/02), não houve aula e o núcleo gestor emitiu Nota de Pesar nas redes sociais.



Nota de Pesar.

É com muita tristeza que notificamos o falecimento do nosso aluno Francisco Antonio Moreira Alves de Sousa, 2º ano B.

Hoje a Escola Antonio Pereira de Farias está em luto, Francisco Antonio (Franck) foi nosso aluno desde o seu primeiro ano de Ensino Médio. Faleceu de forma inesperada e deixará saudade em toda a escola, principalmente em sua turma, que demonstra a sua tristeza com a perda do colega de classe.

Assim, os professores, funcionários, alunos e núcleo gestor manifestam seus sinceros sentimentos à família e que Deus a conforte neste momento de dor.




Ibama apreende em Ipu peixes vendidos de forma irregular no período do defeso


Uma fiscalização realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pela manhã desta quarta-feira (22/02) no Mercado Municipal de Ipu, apreendeu vários quilos de peixes vendidos irregularmente por vendedores no mercado.

A apreensão foi feita da espécie de peixe curimatã que está no período de defeso que compreende 15 de novembro a 15 de março. O período de defeso é uma temporada em que as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam proibidas ou controladas em diversos locais do território nacional. A ideia é que os peixes se reproduzem na natureza, além da preservação das espécies.

“Nesse período nossa fiscalização é restritiva, ou seja, qualquer porção que não se enquadre nos critérios da portaria do Ibama pode ser apreendida. Podemos fiscalizar desde feiras até portos”, explicou o fiscal do órgão.

Tabela do defeso 
Piramutaba - 15 de setembro a 30 de novembro
Tambaqui - 1º de outubro a 31 de março
Gurijuba - 17 de novembro a 31 de março
Branquinha, aracú, pacú, piau, pirapitinga, matrixã, sardinha, pacu-ferro, curimatã, jeju, traíra, tamoatá, apaiari, piranha, curupeté, anujá, pirapema, cumaru, trairão e mapará - 15 de novembro a 15 de março.
Fonte: Ipu Notícias

Seleção Simplificada, denúncia é acatada e Prefeitura de Ipu é notificada através de ofício do CREF5


 

Uma denúncia com provocação ao CREF (Conselho Regional de Educação Física) sobre as vagas ofertadas na Seleção Simplificada da Prefeitura Municipal de Ipu, para professores de educação física, que não atende os critérios estabelecidos em lei, tendo em vista que as vagas do edital não designam o devido credenciamento do profissional de educação física no CREF.

O CREF5 acatou a denúncia e enviou ofício notificando a Prefeitura de Ipu para as devidas correções do edital da Seleção Simplificada, sob pena de anulação do referido processo seletivo. Todo profissional de educação física tem que ter o registro no CREF.

 
 





 










Confira exemplos de outras Prefeituras que foram obrigadas a retificarem seus editais de concurso ou de seleção simplificada, por não estarem de conformidade  com o que preceitua as exigências da lei. Esta denúncia reforça ainda mais as ações dos concursados exonerados, que buscam o direito da reintegração.                 
Mais uma vez, o Conselho Regional de Educação Física da Quinta Região (CREF5-CE) solicita a retificação de editais, com contratação irregular de professores de Educação Física, na Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior.
Em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana, o edital previa seis vagas para o profissional da Educação Básica – Educação Física, que fossem graduados em licenciatura plena em Educação Física ou curso superior de graduação plena (bacharelado ou licenciatura), mais curso básico de educação física de no mínimo 120 h/a; ou que ainda estivessem cursando a faculdade, a partir do 4º semestre.

Na cidade de Alcântaras, interior do estado, edital oferecia duas vagas para o profissional da Educação Básica – Educação Física, com a exigência que fossem alunos regularmente matriculados no curso de educação física, tendo cumprido os créditos até o 5º período.

O Conselho Regional de Educação Física da Quinta Região (CREF5-CE) obteve mais duas grandes conquistas, no Interior. Em Reriutaba, ao ingressar com Ação Ordinária contra o município, o CREF5-CE conquistou uma sentença que obriga a administração local a contratar professor, para ministrar aulas em escolas públicas, que possua graduação com Licenciatura em Educação Física e registro no CREF5.       
                
Já em Palmácia, duas academias estavam irregulares, sendo uma sem registro no CREF5-CE e outra com exercício ilegal da profissão. Após a fiscalização e denúncia do CREF5-CE, o Ministério Público e a Vigilância Sanitária realizaram a vistoria nos estabelecimentos e constataram, agora, que as academias estão regulares. A academia e o profissional corrigiram as irregularidades e estão devidamente registrados.

Ipu/Hidrolândia: Registro em vídeo da chegada das águas do Rio Acaraú no percurso da localidade de Riacho Verde

 

As fortes chuvas que estão caindo em toda região tem nos proporcionado maravilhas da natureza. Nesta terça-feira (21/02) foi feito no giro do meio dia o registro da chegada das águas do Rio Acaraú, no percurso da localidade Riacho Verde, limite entre as cidades de Ipu e Hidrolândia.

O Rio Acaraú  é um dos principais afluentes do Açude Araras. Há muito tempo o referido rio não descia com água, enchendo os olhos e os corações de esperanças de muita fartura; na agricultura, na piscicultura e sobretudo no armazenamento dos nossos principais reservatórios. 

Acompanhe o vídeo gravado pela Professora Kelma Pereira, registro do momento em que a correnteza chegava no percurso que compreende a localidade de Riacho Verde:


"Motoqueiros do mal" atacam novamente na região serrana de Ipu e assaltam Bar na Palmeirinha

 

Os "motoqueiros do mal" atacaram novamente na região serrana de Ipu-CE, e assaltaram um bar na localidade de Palmeirinha, na noite desta terça-feira (21/02).

Conforme as informações apuradas 03 (três) indivíduos em duas motocicletas assaltaram o "Quixobar", localizado na Palmeirinha, e depois saíram em direção a Chapada, pegando a rota de fuga, rumo ao Donato; Pires Ferreira.

Os bandidos estavam portando armas de fogo, e provavelmente tinham a intenção de fazer um arrastão em tudo que encontrassem pela frente. Outros proprietários de bares da região foram avisados a despeito desses elementos suspeitos circulando na área, e trataram de fechar rapidamente seus respectivos estabelecimentos comerciais.

Não é a primeira vez que bandidos agem naquela região, inclusive o bar que foi roubado, na ocasião também fora assaltado. 

Escola Municipal localizado no centro de Ipu é arrombada durante o fim de semana


Uma Escola Pública Municipal localizada no Centro da cidade de Ipu, Noroeste do estado do Ceará foi arrombada durante este final de semana.

Segundo informações apuradas pelo site, os criminosos arrombaram uma janela nos fundos e tiveram acesso ao interior da escola e levaram um aparelho notebook, além de terem provocado uma destruição em armários e birôs da instituição de ensino.

A Polícia Militar foi acionada. A instituição fica situada na Rua Dr. Chagas Pinto, E.M.E.B Maria Eunice Martins Melo Aragão.






Fonte: Ipu Notícias